Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

16.3.18

Os Sertões

Os Sertões
Euclydes da Cunha
1902
História

Quando o meu pai me cedeu "A Guerra do Fim do Mundo", trouxe-me também este livro, dizendo que tratava do mesmo tema numa outra abordagem também muito interessante. Na verdade, veio parar-me às mãos um dos épicos maiores da literatura brasileira e deu-me imenso prazer lê-lo.
 
Inicialmente, o autor estabelece o lugar onde estamos. Isto é, descreve o que são os "sertões". Através de uma muito detalhada análise da sua geografia, fauna e flora, conseguimos visualizar com toda a perfeição os espaços onde se irá desenrolar a acção seguinte. Para mim, talvez, temnha sido esta a parte mais fascinante do livro. Depois disso, Euclydes da Cunha discorre sobre os habitantes destes sertões.

É aqui que o livro peca por ter sido escrito nos primeiros anos do século passado. É que o autor teoriza sobre as qualidades raciais da humanidade, fazendo uma divisão e catálogo de cada raça, mistura de raças, entre outros, o que - na perspectiva do agora - soa tão ridículo como terrível.

De todos os modos, ficamos também a conhecer os principais intervenientes desta história que foi a guerra de Canudos. Infelizmente, o autor esteve do lado dos "bons" (e esteve mesmo, como jornalista da Folha de S. Paulo), o que faz com que as suas descrições do inimigo, seguidores do estranho António Conselheiro, sejam relativamente curtas, limitadas e muito pouco abonatórias. Este não é o livro perfeito para uma análise sociológica do que realmente se passou com este grupo de seguidores. Talvez nunca fiquemos a saber realmente como o líder os conquistou e quais as suas ideias. Era este o aspecto que mais curiosidade me dava.

Finalmente, o autor descreve a guerra propriamente dita. E esta secção pode ser morosa, pois são muitos nomes que se sucedem (porque morrem, muitas das vezes). Ainda assim, não deixa de ser altamente interessante, porque o autor não deixa de fazer os seus comentários pessoais à atitude dos líderes das batalhas, descrevendo as suas limitações, os seus erros e as consequências horrendas destes com um certo sentido de humor revestido de pena que se pode considerar delicioso.

Foi um livro de que gostei imenso e só tenho que agradecer ao meu querido pai por se ter lembrado de me o trazer. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário