Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

14.2.18

The Handmaid's Tale

The Handmaid's Tale
Bruce Miller
Série - 10 Episódios
2017

Quando soube que um dos livros mais emocionantes de Margaret Atwood tinha sido adaptado para série, fiquei logo cheia de vontade de a ver. Eu, que nem séries vejo. Eu, que nem séries classifico, porque nem séries vejo. Mas vi esta. :)

Num futuro distópico, em que não nascem bebés devido à contaminação nuclear, sobe ao poder nos Estados Unidos um grupo teocrata que acredita que, através do medo, violência e limitação cultural, conseguirão dar a volta à situação. Para fazerem nascer bebés segundo as ordens de um misterioso deus, fazem recurso das "handmaids", criadas que irão gestar e parir uma eventual criança-. São escravas. São prisioneiras. Foram tiradas das suas vidas normais para estar ali.

Tudo isto funciona como no livro. Infelizmente vou ter de fazer uma comparação, pois este ainda está muito vivo nas minhas ideias. Nos primeiros episódios temos uma sucessão de flashbacks da vida normal, de como o mundo veio a ser assim, de como as "handmaids" foram ali parar. Nos seguintes, a série afasta-se do livro, mostrando-nos acontecimentos a outras personagens e explorando os antagonistas. Ao longo de toda a série há uma sensação de revolta, esperança e revolução que simplesmente não existe no livro. O facto de darem um nome a Ofred também ajuda a essa percepção de que estamos perante uma crítica social.

Em termos cinematográficos, é uma série com erros de edição flagrantes, que retiram muitos dos momentos emocionais que a narrativa tem. De resto, guarda roupa e banda sonora estão excelentes, assim como a prestação das actrizes. Infelizmente, muitos dos momentos, devido à tal edição, acabam por nos dar a sensação de que estamos perante uma novela.

Fiquei com muita vontade de ver a segunda season, espero que saia entretanto!

Sem comentários:

Enviar um comentário