Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

4.2.18

Nathan, o Sábio

Nathan, o Sábio
Companhia de Teatro de Almada - Gotthold Ephraim Lessing
Texto - 1779/2017
Teatro

Conseguimos bilhetes para o último dia da reposição desta peça, encenada pela Companhia de Teatro de Almada e contando com diversos nomes de grande exposição e talento do nosso panorama nacional.

Esta é uma peça com grande relevância histórica na sua época e que continua a mostrar um grande significado até aos dias de hoje. Nathan é um judeu muito rico e tido como um homem bom e sábio. Ao chegar de uma viagem, descobre - através da sua criada cristã - que a sua filha adoptiva foi salva de um incêndio por um templário. A partir daqui desenvolvem-se diversas narrativas que culminam numa evidente união de todas as religiões, tratando os dilemas com sabedoria e muita justiça, de forma exemplar.

Apesar das reviravoltas serem um pouco previsíveis, esta peça chega-nos ao coração pelo retrato de um universo de respeito e amor ao próximo que nunca se viu em ocasião alguma. A peça não tenciona ter realismo neste aspecto, mas é como se fosse uma fantasia, uma transposição da experiência do autor perante a injustiça do mundo a uma idealização de como tudo poderia correr bem.

A encenação, muito calma e minimalista, dá-nos a oportunidade de apreciar o texto sem distracções ou interrupções. Achei, por isso, que o intervalo foi desnecessário e um pouco incómod Essencialmente, não havia cenário nem nenhum objecto especial em palco: a mudança de espaços era indicada por variações num ecrã que nos mostrou uma variedade de pinturas.

Também os actores, sem nunca se conterem, fazem um trabalho excelente na interpretação do texto, trazendo as emoções mais íntimas dos personagens ao de cima. Apesar de em várias ocasiões podermos colocar algum tique em certas personagens, fazem um bom trabalho em evitar isso ao máximo.

Foi uma peça excelente, que espero que seja encenada em mais lugares. Nem que seja para que mais pessoas tenham oportunidade para a ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário