Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

3.12.17

Yakitate!! Japan

Yakitate!! Japan
Aoki Yasuhiro - Sunrise
Anime - 69 Episódios
2004
4 em 10

Apresenta-se-nos um shounen de batalha com um ligeiro twist. É que este anime é uma luta contra oponentes cada vez mais fortes, fazendo uso de poderes e talentos especiais, mas que consiste em falar sobre... Pão.

Pois é. Temos aqui um conjunto de personagens que enfrentam, ao longo de sessenta e nove sofríveis episódios, outras equipas de padeiros em concursos de pão, em que eles buscam o poder das "mãos douradas", que lhes dará a capacidade de fazer o melhor pão de sempre e, assim, salvar a sua empresa panificadora. Vemos pães de todos os géneros e feitios, desde aqueles que provavelmente existem até àqueles que provavelmente são inventados porque nunca ninguém no mundo teria uma ideia tão absurda para fazer um pão.

Os personagens não têm muita caracterização, para além daquela que pode ser dada aos protagonistas e elementos secundários de um shounen. Existem alguns momentos em que a série os impele a ter algum tipo de desenvolvimento, mas a oportunidade que lhes dão é tão idiota que mais valia terem ficado quietos. Porque, afinal, como é que um palhaço se pode revelar o rei do Mónaco, quando Mónaco até é um principado? Em outras ocasiões, a série tenta acrescentar algo de lógico a uma sucessão de piadas (secas), mas existem erros narrativos tão crassos que se torna impossível levar isto a sério. Se ao menos as piadas fossem, efectivamente, engraçadas...

Outro aspecto é a arte. Um pavor. Erros de anatomia, erros de perspectiva, erros de animação, erros a seguir a erros, coisas básicas tortuosamente erradas e, no geral, uma dor para os bastonetes oculares do pobre que se dê ao trabalho de ver isto.

Finalmente, a música. Apesar de termos (algumas) EDs engraçadas como música singular, os efeitos sonoros são ridículos e a banda sonora baseia-se essencialmente numa mutilação de peças clássicas conhecidas de todos, sendo reciclada a toda a hora e todo o momento.

Portanto, horrível. E nem sequer aprendi a fazer pão.


Sem comentários:

Enviar um comentário