Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

22.12.17

Star Wars - Episode VIII: The Last Jedi

Star Wars - Episode VIII: The Last Jedi
Rian Johnson
Filme
2017
7 em 10

Fomos à sessão da meia noite ver o Star Wars! Não conseguimos aguentar mais o risco de apanhar com um spoiler... Foi um filme muito giro! Aviso desde já, falando nos spoilers, que este post os pode conter em grande número: são coisas sobre as quais preciso de falar.

Nesta fase da história, Rey foi em busca de Luke Skywalker e a Resistência está cercada. O filme fala-nos, então, sobre a descoberta da primeira enquanto mediadora da Força (não necessariamente Jedi) e sobre as várias tentativas de fuga da Resistência aos ataques da Primeira Ordem. Temos a introdução de novos personagens e um grande desenvolvimento de personagens anteriores, nomeadamente Flinn.

O filme é muito divertido, dando-nos algumas piadas intercaladas com situações mais sérias. Rey forma uma ligação muito forte com Kylo Ren e é nessa exploração que descobrimos novos usos da Força que não tinham sido revelados anteriormente em filmes (mas, segundo consta, já eram utilizados na BD e nos desenhos animados). Sei que grande maioria do público não ficou agradada com estas diferenças, mas a verdade é que me parecem necessárias, para estabelecer esta nova série de filmes como algo puramente diferente, em vez de ser apenas mais uma reciclagem. Também os acontecimentos relativos a Leya fazem todo o sentido para mim: afinal, sendo ela uma Skywalker será certamente sensível à força, se bem de formas diferentes (por exemplo, será que inerentemente ela a utilizava como forma de diplomacia?), sendo o acontecimento deste filme a utilização mais básica do poder. Não será a autopreservação a forma mais básica de utilizar a Força?

Paisagens e novas criaturas são feitas com todo o cuidado e com um detalhe que resulta muito bem em termos visuais. As cenas do casino são de um excelente uso de CG e o planeta dos metais tem uma paisagem absolutamente fascinante.

Para mim, o problema principal do filme foi o seu tamanho. As cenas de acção, apesar de muito bem feitas, sucedem-se a velocidade vertiginosa, sendo que a maior parte delas é inconsequente, pois a Resistência nunca consegue escapar e está sempre em problemas. Poderiam ter cortado grande parte desta "palha" e a conclusão do filme seria a mesma. Por outro lado, foi bom que não houvesse uma grande insistência na relação entre Rey e Kylo Ren, ainda mantendo o mistério sobre qual a origem daquela, sendo dado mais ênfase aos outros personagens.

Gostei muito do filme e estou ansiosa por ver como se conclui. Mais alguém reparou na vassoura!? =D

Sem comentários:

Enviar um comentário