Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

10.12.17

Sinais de Fogo

Sinais de Fogo
Jorge de Sena
1979
Romance

De volta aos livros físicos, começo a ler aqueles que recebi pelo meu aniversário. Este foi-me oferecido depois de eu muito ter gabado um livro de contos deste autor.

Romance incompleto, escrito ao longo de vinte anos da vida de Jorge de Sena, conta uma história com laivos autobiográficos. Um jovem (Jorge), recém entrado na vida adulta e estudante universitário, vai passar férias com os tios à Figueira da Foz. Lá, mete-se numa série de aventuras de cariz sexual, envolvendo grande variedade de prostitutas e descrições altamente detalhadas dos acontecimentos, tendo por pano de fundo o início da revolução republicana em Espanha, que depois teria como consequência o regime franquista. O tio de Jorge acolhe na sua casa dois foragidos espanhóis e o nosso personagem terá de os ajudar a escapar do país, utilizando para isso a ajuda dos seus amigos, que consegue através de uma série de mentiras.

O livro acaba, no entanto, por se tornar um pouco aborrecido. A ideia que Jorge de Sena dá é que os jovens dos anos 30 não fazem outra coisa senão ajudar à profissionalização do negócio do sexo. O pior é que são feitas descrições muito demoradas e exactas de toda a actividade sexual desta gente, que é muita gente, sendo que Jorge enquanto personagem acaba por se tornar progressivamente mais execrável. As suas dúvidas morais e existenciais, que culminam com a sua admissão de que é um apaixonado da poesia, são desviadas e pouco coerentes, revelando aqui uma injustiça remetida à figura feminina que rapidamente se torna insuportável. A falta de respeito pelas mulheres é, aliás, um dos temas centrais deste livro. Não como crítica, mas como algo de valor. Isso tira-me do séria.

Apesar de bem escrito, este livro também tem o defeito de ser incompleto. Isto é, não é tanto a história que tem o problema de estar incompleta. Tivesse eu de ler mais seiscentas páginas de actividades prostibulares acho que dava em doida. O problema aqui é que o livro não teve edição. Assim, existem bastantes incoerências narrativas, não só em mudanças de nomes de personagens mas até na própria caracterização destes, que num momento são de tal maneira e no outro já são diferentes.

Um bom livro para acrescentar ao conhecimento mas, pessoalmente, não foi dos meus preferidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário