2.8.17

O Hotel New Hampshire

O Hotel New Hampshire
John Irving
1981
Romance

Este é um romance sobre uma família em crescimento, em que vemos a perspectiva de um dos irmãos do meio perante as coisas estranhas que acontecem a todos.

Se ao início este livro estava a ser muito interessante, a partir da brutalíssima cena de violação ele vai por água abaixo numa corrida. O autor confunde-se consigo próprio e com as suas ambições, escolhendo para os seus personagens as opções convenientes para estas, tão convenientes que nunca poderiam ser fruto do acaso.

Ora bem, tudo nesta história tem uma ligação: hotéis, ursos e cães. Há o tema recorrente da violação enquanto violência para o feminino, mas a abordagem é pouco correcta na medida em que os problemas de sexualidade são resolvidos também de formas sexuais, sendo que toda a gente desta história é mais ou menos tarada. É especialmente prático para o personagem principal, apaixonado pela sua própria irmã, que toda a competição em volta dele desapareça: matam-se todos os personagens que poderiam competir pela atenção da irmã.

A resolução é também estranhamente conveniente ("e então ficámos todos ricos"), juntando as pontas de uma forma por demais evidente.

Um livro longo, por vezes aborrecido, que se pensa mais do que é realmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário