Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

15.3.17

Palme no Ki

Palme no Ki
Nakamura Takashi - Genco
Anime - Filme
2002
8 em 10

Um filme fascinante e surpreendente do animador que nos trouxe Akira e Fantastic Children.

Num estranho universo pleno de vida vegetal bizarra, uma marionete de madeira (Palme) tem uma missão muito importante: levar um objecto que uma estranha mulher lhe deu para o mundo "inferior". Não se sabe exactamente a função desse objecto, mas supõe-se que salvará os habitantes dessa zona do mundo. Para chegar lá, Palme encontra diversos amigos que farão tudo para o ajudar, apesr de a sua atitude nem sempre ser a ideal. Porque, afinal, este boneco deseja tornar-se humano acima de tudo, para que possa ficar com a rapariga que lhe lembra a figura materna.

Esta é uma história que fala muito das relações familiares em como elas nos podem magoar e ferir, levando a atitudes exageradas de vingança. Mas é sobretudo um anime sobre a descoberta de si próprio e sobre a humanidade que vive em cada um de nós. Com personagens cativantes, excelentemente caracterizados, acompanhamos a viagem de Palme na busca por se tornar uma pessoa real, sendo que a todo o momento ele se revela cada vez mais humano, na medida em que aprende conceitos como a maldade, o egoísmo, a inveja e o desespero. Nesse campo, o boneco afasta-se cada vez mais do ideal para que tinha sido criado (acompanhar uma mulher doente), tornando-se progressivamente mais próximo das pessoas que o rodeiam. Acredita que se levar o objecto até uma certa árvore mágica ela lhe dará os poderes para ser uma pessoa, mas o final revela que nem tudo é o que parece e que nem ele nem a mulher que o colocou nesta viagem são o ideal de perfeição.

Para ilustrar tudo isto, temos uma brutal animação, com designs cuidados, estranhos e muito originais e sequências tão brilhantes que fazem muito anime da actualidade empalidecer. Esta animação toma formas, muitas vezes, grotescas. Isto permite mostrar, com maior intensidade, a evolução da narrativa e, sobretudo, a evolução dos personagens.

Musicalmente, temos um tema recorrente muito belo e efeitos sonoros que adicionam a toda a estranheza do filme, intensificando muitos dos momentos de uma forma que pode mesmo causar uma certa ansiedade.

Um filme excelente, que recomendo vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário