Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

14.12.16

Gangs of New York

Gangs of New York
Martin Scorcese
Filme
2002
7 em 10

Estive algum tempo sem aparecer como entidade aqui neste espaço... Pois é, é que fomos ao Norte ver um certo evento de banda desenhada e fazer cosplê. :> Este foi o filme que vimos na noite anterior à viagem, em que acabei por não dormir quase nada devido à excitação imensa, entre outras coisas! :o

Confesso que, sendo um filme de Scorcese, esperava algo um pouco diferente do que me foi mostrado. Este filme fala dos diversos gangs existentes na cidade de Nova York, em meados do século XIX, e da sua oposição, culminando numa revolta contra a "classe" dominadora (que não passa de um grupo igualmente miserável) pelas minorias afectadas. Neste bairro nova-iorquino existe grande variedade de comunidades, pessoas, raças, crenças, nacionalidades, todos eles vindos de barcos europeus em busca de uma vida mais agradável. Lá chegados, são imediatamente recrutados para lutar numa guerra com a qual não se identificam minimamente (afinal, acabaram de chegar ali), ou então simplesmente escravizados numa espécie de lutas de poder entre gangs rivais, que se prodigalizam em diversas malandrices, como o roubo e o assassinato.

A história, baseada num livro de não-ficção, é bastante simples e directa, sendo que muitas vezes acaba por se tornar exagerada. O paralelismo da história de amor parece demasiado explorado e acaba por falhar, já que é desnecessário para a história em causa. Os personagens, na sua maioria, são pouco desenvolvidos, com excepção de "The Butcher", que não só é um personagem fascinante no seio da sua sociopatia como encontra uma interpretação absolutamente fantástica pela parte do actor. Apenas por este trabalho de actor acabo por dar uma melhor classificação na minha avaliação numérica.

Talvez também contribua para esta o ambiente retratado, que parece estar feito com uma certa exactidão. Tudo é tão grostesco, fedorento e sujo que quase podemos sentir o fedor emanado por aquelas roupas pulgosas.

Finalmente, deixo uma nota para a edição no início do filme: não gostei. Achei que quebra demasiado com o ritmo da narrativa inicial e que, no geral, não estava fluída o bastante.

Um filme válido por alguns elementos, mas que em outros nos deixa muito aquém das expectativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário