Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

25.3.16

A Investigação

A Investigação
Philippe Claudel
2010
Romance

Recebi este livro juntamente com o Número Zero, uma espécie de bónus :) Foi uma leitura muito interessante, portanto ainda bem que insistiram comigo para que o recebesse!
 
Um Investigador dirige-se para a Cidade tendo em vista a Investigação de uma certa Empresa em que vários empregados se suicidaram. Quando lá chega é confrontado com um estranho local em que nada parece fazer sentido. Às voltas neste universo burocrático, conhece pessoas - cada uma mais esquisita que a outra - e acaba por ceder a um sentimento de loucura que o vem atormentando desde o início da viagem.
 
Pareceu-me uma espécie de Kafka moderno, um surrealismo em que o nosso personagem vagueia por um local sem sentido, por um pesadelo que nunca o larga. Cada momento é de uma bizarria extrema, não nos permitindo qualquer descanso, estando sempre na dúvida a situação de vida ou morte, de realidade ou sonho.
 
Não me agradou muito o final, que - para mim - deveria ter sido mais directo em vez de haver uma transformação em nada do personagem. No entanto, ficou sempre a dúvida se a história se passou realmente ou se era um acesso de loucura do Investigador (como relatado pelo confronto com a Psicóloga).
 
Uma escrita clara e sem rodeios, um surrealismo moderno. Grande leitura, foi um livro que me cativou do início ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário