Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

5.1.16

Hashire Melos!

Hashire Melos!
Katsumata Tomoharu - Toei Video
Anime - Filme
1992
7 em 10

Este filme é um clássico que também é um remake de outro clássico. Baseado num conto de Osamu Dazai (nome que reconheço mas de quem nunca li nada), conta uma espécie de tragédia grega, uma história com uma moral implacável mas, também, com um final feliz.

Melos é um cartaginense que vai a uma cidade grega para comprar uma espada cerimonial para o casamento da irmã. Faz alguns amigos mas, pelo caminho, vê-se condenado à morte pelo próprio imperador, um ditador com um forte sentido de honra. Então, é-lhe dada uma oportunidade: poderá ir ao casamento da irmã, desde que vá e regresse em três dias. No seu lugar ficará um amigo, que se ofereceu, que será condenado à morte em vez dele se Melos não regressar a tempo. É essa a aventura a que vamos assistir.

Para começar, temos um personagem muito forte e único. Melos é uma pessoa forte fisicamente, mas também com um elevado sentido moral e crenças bem estabelecidas. Graças a essa caracterização, a progressão narrativa torna-se verosímil e consegue puxar pelo espectador para que desejemos que tudo corra pelo melhor. Vários eventos acontecem, muitas vezes influenciados por outros personagens, que também estão caracterizados de forma perfeita no que respeita aos seus valores emocionais. Assim, é um anime muito rico e texturizado no que respeita à caracterização e narrativa.

A arte não é perfeita, apesar de o autor ter tido atenção aos erros e tudo estar muito bem planificado. Ainda assim, a qualidade da altura faz-se notar. Os designs são originais, na medida em que nem toda a gente é perfeita, e temos cenas de acção bem animadas, coreografadas e emocionantes.

Musicalmente, não há muita coisa a apontar, pois temos uma banda sonora bastante típica. Fique uma nota para o trabalho dos actores de voz, sobretudo o de Melos, que deram uma grande impressão emocional aos seus personagens.

Um filme histórico, que recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário