Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

8.3.15

Sola

Sola
Kobayashi Tomoki - Diomedea
Anime - 13 Episódios + 2 OVA
2007
6 em 10

Um anime sobre o qual não tinha qualquer informação. Estava convencida de que seria ficção-científica. Afinal não. Trata-se de uma história romântica com um toque de sobrenatural.

O nosso personagem principal é um rapaz que gosta de fotografar o céu (sola - sora). Um dia, conhece Matsuri, uma rapariga com um problema com máquinas de venda automática, que se recusam a dar-lhe sumo de tomate. A partir daí, desenvolve-se a sua relação, com participação mais ou menos pontual de outros personagens. Até ao dia em que Matsuri desaparece e o nosso rapaz descobre que há algo mais, algo mais estranho e mais profundo, nela e nas outras pessoas que o rodeiam.

A história é um pouco errática e o elemento fantástico acaba por parecer um pouco desnecessário para o desenvolvimento da relação entre os personagens. Na verdade, este elemento aparenta estar no anime apenas para o distinguir de outros no mesmo género de romance e fatia-de-vida. Os personagens, esses, são pouco definidos, mas estabelecem-se laços entre eles que são bastante únicos e, por isso, acaba por valer a pena acompanhar as aventuras deles até ao final.

O ponto com mais força ao longo de toda a série é o grafismo dos cenários. Há um grande ênfase em relação ao céu, nuvens, sol e variações de luz de todos eles, sendo que também há alguns momentos de grande qualidade nas imagens de plantas e na arquitectura em geral. Já na animação, não há muitas alturas em que possamos dizer que está perfeita, mas nas lutas finais a coreografia está bem pensada e, no geral, o resultado é bastante positivo.

Musicalmente, temos uma banda sonora calma que estabelece bem o ritmo pretendido para a narrativa. Fazem uso de instrumentos clássicos, de tecla e cordas, que dentro do contexto funcionam muito bem. Em termos de OP e ED, pareceram-me demasiado agitadas para o conceito e não ficam na memória.

Uma série que teria pontos a melhorar mas que acaba por ser uma boa experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário