Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

11.3.15

Batman: Death Mask

Batman: Death Mask
Natsume Yoshinori
Manga - 4 Capítulos/1 Volume
2008
 6 em 10

Talvez já tenha dito isto, mas é uma informação importante: o namoradim, conhecido como Qui, gosta do Bátima (Batman). E por isso eu gostaria de saber mais sobre o Bátima. Mas não tenho muito vagar para andar cinquenta anos atrás no tempo para ler tudo desde o início. Assim, quando encontrei este livro à venda no AmadoraBD 2014, ainda hesitei um pouco em o comprar mas depois decidi-me: mesmo se não gostasse, podia sempre tornar-se num bom presente para o Qui :)

Mas voltemos ao manga. Esta é uma história alternativa em que temos um Bruce Wayne na força da vida, relelmbrando os momentos do seu treino por terras nipónicas. Quando confrontado com um assassino em série que arranca as caras das pessoas, tem de voltar ao seu passado e enfrentar a sua outra persona, a sua sombra, a sua "máscara".

Neste aspecto, o da máscara do Batman poder ser uma máscara para a pessoa de Bruce Wayne como indivíduo, o conceito está muito interessante e muito bem explorado. Encontramos o jovem Bruce no passado entrando numa espiral de medo e de busca pela força interior que depois é atingida plenamente na realização de Batman, não enquanto super herói mas enquanto ser humano equilibrado e em paz com o seu passado.

Por outro lado, a estrutura narrativa é bastante previsível e, apesar do final tocante, acaba por se tornar um pouco aborrecida por o leitor tem sempre uma boa ideia do que se vai passar, de quem é o culpado e o que vai acontecer em traços gerais.

Artisticamente, temos designs interessantes mas pouco detalhados, com algum ênfase na anatomia masculina e musculatura. Dentro do contexto "Batman", isto é um dado interessante. Não há muito de extraordinário em termos de utilização de texturas e tons.

Sem dúvida que a parte mais interessante desta edição foi a pequena entrevista ao autor que está no final do volume. Nela, este explica que tentou escrever para um público ocidental, mais do que tentar cativar o público Japonês para os comics americanos. Isto revela bastante sobre o estilo narrativo utilizado, o que é sempre uma coisa gira de que nos podemos aperceber.

Um manga que os fãs da personagem irão adorar certamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário