Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

22.12.14

Girl on the Run

Girl on the Run
Jane Costello
2011
Chick-lit

No fundo, uma das coisas que eu não queria (não queria mesmo) era terminar o ano a ler um livro mau. E não começar o ano novo a ler um livro mau. Portanto, foi com grande esforço que me propus a ler este livro o mais rápido possível. Para isso, foram muitas viagens de autocarro, chegar adiantada aos encontros que tinha com diversas pessoas (e com o Qui). Hoje terminei-o numa corrida até ao jardim, onde percorri as últimas vinte páginas.

Chick-lit é um género específico de literatura. Literatura para galinhas. Ou para raparigas sem nada na cabeça, como galinhas. Este foi, assim, um livro essencialmente estupidificante, mas estranhamente viciante.

Abby é uma gorducha que um dia se mete a correr. Quando descobre que uma amiga tem esclerose múltipla, decide correr uma meia-maratona para obter fundos. No meio disto tudo, desenrolam-se múltiplas histórias de amor, que está sempre a dar voltas, tal qual uma novela da tarde. Nada daquilo a que o livro se propõe é feito bem. O valor humano da situação da doença é mal explorado, tendo como protagonista uma rapariga que ainda não sofre das consequências e vive normalmente, sendo que o assunto não nos toca verdadeiramente pois não nos identificamos com ele de forma suficientemente trágica. O facto do livro nos tentar convencer a fazer exercício também falha, porque nem todos somos badochas que enfardam três muffins de mirtilo ao pequeno-almoço e lancham dois sacos de marshmellows. A maioria de nós tem uma alimentação normal e anda de um lado para o outro, pelo que a mudança dos hábitos não é assim tão convincente.

Finalmente, as histórias de amor são absolutamente previsíveis desde o início. O valor dado às descrições do corpo masculino é exagerado, para além de que todas as analogias utilizadas para fazer as descrições são vulgares e com pouca seiva.

Mas a verdade é que o livro é mais ou menos aditivo. Apesar de sabermos o que vai acontecer, queremos saber se acertámos ou não.

Será abandonado libertado em Cacilhas hoje à tarde, quem quiser passe lá para o apanhar. :3

Sem comentários:

Enviar um comentário