Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

11.8.14

Harmonie

Harmonie
Yoshiura Yasuhiro - Studio Rikka
Anime - Filme
2014
6 em 10

Anime Mirai é um projecto custeado pelo governo do Japão para promover novos autores de anime e animação em geral. Podem ver comentários a outros três pequenos filmes aqui, aqui e aqui.

Neste filme de meia hora, tudo começa com a vida normal. Todas as pessoas têm os seus interesses e a vida quotidiana é feita da sua partilha. Mas o nosso personagem principal não se quer limitar ao seu próprio universo pessoal. Quer conhecer o universo de uma rapariga, por quem ele nutre uma certa afeição e fascínio, apesar de nunca ter falado com ela.

De uma forma ou de outra, acaba por descobrir que ela tem um sonho. E o resto do filme é a consequência do mal entendido que daí advém. Aqui está a minha primeira crítica: o final inconclusivo pode ter um efeito ligeiramente cómico, mas é bastante frustrante. Se por um lado ficamos contentes por terem conseguido falar um com o outro, por outro lado é uma situação muito negativa, pois advém de sentimentos que não são verdadeiros.

A minha outra crítica é, precisamente, a sequência do sonho. Antes de mais, não se parece nada com um sonho. trata-se da sequência de uma história, num outro universo, em que há um cyborg e um tipo que toca frascos às cores (fazendo música). Essencialmente, é-nos dado a conhecer muito pouco de uma história muito maior, demasiado grande e estruturada para ser um sonho realista. O que dá a sensação é que a rapariga tem um poder qualquer que lhe permite ver o passado de um mundo futuro (se é que isto faz sentido), mas nada disto é explorado.

No que respeita a animação, não está má, mas também não está especialmente boa. Não existem cenas que demonstrem completamente as capacidades do realizador, pelo que não é um bom exemplo de showcase.

A música tem duas parcelas. A primeira é a sequência do sonho, que é mais e mais do mesmo que já ouvimos uma e outra e outra vez. A outra é a ED e essa sim é bastante bonita, embora terem-na passado com a repetição da mesma sequência tenha sido chatíssimo.

Enfim, é um anime simpático, mas não é nada de extraordinário.

3 comentários:

  1. Concordo com praticamente tudo menos o facto de o realizador não ter demonstrado as suas capacidades. A animação na sequência da musica foi 100% fitting em todos os segundos em que nos foi apresentada. Claro que não é nenhum Makoto Shinkai mas esperamos que tenha uma oportunidade num bom estúdio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é uma boa perspectiva. Se calhar com outro tipo de produção, o realizador brilharia mais. Ficaremos à espera de ver as suas próximas criações :)

      Eliminar
  2. Olá Ladyxzeus!
    Deixei comentário neste post: http://naomeapeteceestudar.blogspot.pt/2014/05/heroina.html?showComment=1407583439314#c2310337907182607537

    Obrigada!
    Beijinhos xx

    ResponderEliminar