Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

9.6.14

Area 88

Area 88
Nunokawa Yuuji - Studio Pierrot
Anime OVA - 3 Episódios
1985
7 em 10

Retrato artístico da guerra, Area 88 é um OVA com três episódios longos, produzido nos idos tempos dos anos 80.

Conta a história de Shin, um rapaz que estudava aviação para uma companhia aérea e, enganado pelo seu melhor amigo, se vê como soldado de uma guerra desconhecida e à qual não pertence. Na sua busca por voltar à sua amada, que deixou no Japão à mercê desse "amigo", é feita uma análise romantizada da guerra e da aviação, com momentos muito emocionais e muito bonitos.

A história é muito simples e o OVA peca por não a explorar suficientemente. Gostaríamos, talvez, de saber com mais detalhe a razão pela qual existe esta guerra, qual a relação deste país imaginário com os outros. Qual o funcionamento deste pequeno exército, qual a sua organização. Sobretudo, gostaríamos - talvez - de saber mais sobre os que ficaram. Isto relaciona-se intimamente com o desenvolvimento das personagens. Se Shin está concretizado de forma muito realista, em que podemos ver muito bem o que o faz sofrer, porque luta e porque razão toma a decisão final (que, apesar de muitas pessoas não terem gostado, achei muito apropriada), os outros personagens poderiam ter tido um pouco mais de desenvolvimento. Falo, nomeadamente, do rival, aquele que quer destruir Shin de qualquer forma. Porque é que ele quer fazer isto? E a rapariga, qual a fonte de tão grande paixão?

Mas se há alguma coisa que torna este OVA fora do vulgar, é a animação. Ninguém diria que estamos num estúdio há 30 anos atrás, porque é perfeitamente exemplar. As cenas de luta com os aviões estão próximo do genial, com um uso brilhante de perspectivas, dentro e fora das máquinas, oferecendo uma variedade muito grande de momentos que poderiam estar em qualquer guerra. Podemos sentir realmente o que estes soldados sentem e vêem, senti-me realmente dentro de um avião a lutar numa guerra que não era minha.

No que respeita a música, temos uma excelente colecção que reúne o melhor da pop da época, com várias músicas efusivas e apaixonadas.

Um anime que recomendo, marcante de uma época e uma mais valia para todos os interessados em pop-art e anime.

Sem comentários:

Enviar um comentário