Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

14.11.13

Natsume Yuujinchou Shi

Natsume Yuujinchou Shi
Omori Takahiro - Aniplex
Anime - 13 Episódios
2012
7 em 10
 
Este comentário refere-se à Quarta Season do anime. Para lerem um comentário sobre a terceira, cliquem aqui.

Sem dúvida a season mais sólida da série Natsume Yuujinchou. Se nas seasons anteriores explorámos alguns youkai e as suas vidas, nesta quarta temporada observamos uma maior dedicação às personagens, sobretudo Natsume, com um maior desenvolvimento. O programa mantém-se, embora um pouco menos episódico: a cada episódio ou secção Natsume vive uma aventura relacionada com monstros e deuses do imaginário Japonês. Através da sua interacção com eles, redescobre a sua vida e solidifica a sua personalidade.

O desenvolvimento é patente e culmina num final agradável, que poderá ser o definitivo (mas não creio que seja). Natsume aceita-se e aceita os youkai como eles são, acabando por estabelecer laços com as pessoas à sua volta. Vemos um pouco da infância do personagem e isso leva a uma maior compreensão sobre o porquê dele ser incompreendido e superlativa o facto dele neste momento conseguir estabelecer relações sociais.

Os youkai continuam ligeiramente erráticos: se por um lado são caracterizados como completamente diferentes dos seres humanos, acabam por ter atitudes "demasiado" humanas, antagonizando a caracterização que se esforçam por lhes dar através do diálogo.

Artisticamente, continuamos com uma paleta de cores muito suave. Acho que o anime ganharia em fundos mais detalhados e numa diferença maior entre os youkai e o ambiente, pois eles integram-se demasiado bem e acabam por aparecer discretos.

Em termos de música, o tema é recorrente e combina bem com o pastel da arte. Achei a OP demasiado diferente do ambiente da série, mas a ED adequa-se perfeitamente.

Contas finais, um anime que vale a pena ver - todas as seasons - mas que não é excepcional. Falta-lhe um certo tempero.

1 comentário:

  1. Um dos meus animes favoritos (até ganhei um Nyanko sensei tamanho 1:1, por ter gostando tanto deste anime), mas concordo com você, a quarta temporada é a mais séria de todas.

    ResponderEliminar