Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

11.11.13

AmadoraBD 2013

AmadoraBD
Festival de Banda Desenhada
Como vem sendo custume, estive neste Sábado que passou na AmadoraBD, festival internacional de banda desenhada que decorre na Amadora já há largas décadas (bem, duas). Desta vez fui acompanhada pelo meu bói e pelo Zé Gato, um amigo. Isto porque, no dia do cosplay, quem levasse cosplay tinha entrada grátis com direito a acompanhante e eu tinha ganho um bilhete no concuso da APC (Associação Portuguesa de Cosplay). Assim sendo, poderia enfiar duas pessoas lá dentro.

Ora, desta vez o programa de cosplay, organizado pela APC, consistia em:

  • Desfile de Cosplay
  • Skits de Cosplay não competitivos
  • Uma Mesa Redonda sobre cosplay
Fui convidada, para minha grande alegria, para participar na mesa redonda na qualidade de cosplayer assídua em eventos por todo o país! Aproveito este espaço, já que não foi possível no evento, para agradecer à APC pela oportunidade, fez-me muito feliz. :)

Mas enfim, vamos à hora da confissão... Eu ainda contemplei a ideia de fazer um sukito. Mas estou no meu gabinete a estudar coisas sobre canis e a pensar nos desgraçadinhos todos que tenho lá, estou ali, estou por ali e, com toda a sinceridade, estava sem vagar, sem cabeça e sem vontade de fazer um sukito. Outro factor que motivou esta decisão foi o facto de eu não ter um único cosplay quentinho e não me apetecer ter frio, por uma vez na vida. Enfim... Ainda assim, tinha de por duas pessoas lá dentro! Então vesti-me de vermelho, com a peruca da Meiko e pensei.... "Bora lá ver se isto passa!" Passou. Nem olharam duas vezes. Aliás, nem olharam uma vez. Acho que podia ter ido com o uniforme do Paços de Ferreira que entrava na mesma... Bueno! Mas prontes, acho que a roupa que eu levava poderia ser considerada um cosplay casual-chic de Meiko... Com jeitinho. :3

Devido a atrasos diversos, chegámos mesmo no final do desfile. Estava tanta gente que não conseguimos ver skit nenhum. Espero que apareçam por aí online, porque não é por serem na brincadeira que eu vou deixar de os comentar! Aiai!

Encontrei várias gentes conhecidas e peço desculpa por não ter ficado na conversa tanto tempo como gostaria, mas não queria abandonar os meus acompanhantes... Bem, podia tê-los apresentado, mas não sei bem lidar com estas situações situacionais e por isso ficaram por apresentar! São todos irrelevantes uns para os outros, menos para mim! =D Faz todo o sentido, não faz? =D

Seguiu-se o Debate (ou Mesa Redonda). Comigo participaram o António, um fotógrafo de cosplay, o Mário da Kingpin e organizador da Anicomics, a Leonor (Grácias, basta isto para já saberem quem é xD) e um jovem cujo nome não fixei que era estudioso de movimentos sociológicos e está precisamente a estudar o movimento sociológico que é o cosplay. A moderadora foi a Patrícia Bordeira, que nos fez algumas perguntas sobre a nossa visão do cosplay. Tentei dar a minha interpretação pessoal, que pode ser ligeiramente diversa da das outras pessoas, acho que a minha voz radiofónica foi um pouco menos radiofónica que o desejado... Mas no final correu tudo bem! Só tive pena que estivesse tão pouca gente a assistir...

Falando em assistência, um comentário sobre o palco. Ou auditório, como lhe queiram chamar! Era uma miséria, nunca tinha visto um AmadoraBD com um palquito tão mal posicionado, tão pequeno e tão mal iluminado. Uma pena, porque costuma ser um bom palco! Bueno, ao menos tínhamos sofás!

Visão Panorâmica dos Sofás, eu estou na ponta esquerda.
Repare-se na escuridão tão escura!

E a minha participação no evento resumiu-se a isto. Foi bastante interessante e uma coisa muito diferente do que costumo fazer, por isso gostei bastante muito. Seguimos para ver o resto da exposição.
Dividida por dois andares, interessantíssima. A minha secção preferida foi o autor Português em destaque e a exposição do David Soares. Ficam algumas fotografias do ambiente, aquelas em que não aparecemos a fazer patetices.




 Ooops, um leão!


 A exposição era interessantíssima e montada de forma a que cada autor e cada tema tivesse o seu espaço próprio. Podíamos passar de universo para universo em apenas um passo!

Em termos de compras, trouxe a BD "O Pequeno Deus Cego", do mesmo autor de "Palmas para o Esquilo" e uma outra BD chamada "alguém desarruma estas rosas e outras estórias", porque o título me pareceu interessante e só custava 2€. Não havia artistas - que são bons artistas - por isso não trouxe nem o desenho habitual nem a ceninha para o telefone habitual.

Perdi a oportunidade de ter o autógrafo de um mangaka, mas não tinha nada dele que ele pudesse autografar.

Ainda vimos um pedacinho de uma banda estranhíssima, que acabámos por classificar como "industrial pop", uns tales K-BLE Jungle DJ Shiru & Eriko. Dizia lá no palco que eram uma banda de j-pop lírico. E efectivamente ela cantava algum j-pop, mas também cantava coisas esquisitérrimas. Não sei se gostei ou não, acho que gostei. No fundo no fundo aquilo até tinha piada e cantaram algumas músicas que eu sabia. :)



Um evento com saldo muito positivo, não só pela exposição, pela minha participação, mas sobretudo pela companhia. Ficam aqui as melhores fotos que o Zé Gato tirou aos cosplayers!











E com isto vos deixo!

Ah sim, o próximo evento de cosplay... Eu era para ir à Azambuja, mas o congresso da Ordem dos Médicos Veterinários calha nesse fim de semana. O congresso é mais importante, desculpem... Por isso agora só vos vejo para o ano! Pessoalmente, quero dizer... Ou talvez antes, ainda há tempo para muitos eventos! Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário