Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

19.11.13

Akagi

Akagi
Sato Yuzo - Madhouse Studios
Anime - 26 Episódios
 2005
5 em 10

Também conhecido pelo título mais longo "Touhai Densetsu Akagi: Yami ni Maiorita Tensai", ou "Akagi, a Lenda do Mahjong, o Génio que desceu às Trevas". Ou algo do género.

Este é um anime sobre mahjong e o problema começa aí. O jogo é muito complexo, diria mesmo complicadíssimo, e eles não fazem muita questão em explicar as regras. Assim, é quase impossível de acompanhar os processos mentais, porque "muito bem, eles fazem isto, mas porquê". Logo, logo, tive de por de parte a concentração e apenas aceitar "porque sim". Claro que isso tira a graça toda ao anime. Eu poderia, poderia mesmo, ter ido aprender as regras do mahjong (e depois auto-intitular-me maestrina mahjonguiana e campiona internacional dos mahjongos), mas é um jogo que não me interessa minimamente, que eu não quero aprender e que eu não quero saber. Além de que o "tutorial" que me arranjaram estar escrito de uma forma absolutamente atroz (começava por "mahjong é tanoshii!")

Apesar de admitir desde já que o meu desconhecimento sobre o jogo foi um dos entraves para a minha apreciação total e completa, creio que não é só de mim: o anime faz questão em não explicar absolutamente nada (pelo menos de maneira que se compreenda) e os ensaios do narrador sobre os processos cognitivos por detrás de cada jogada não esclareciam nada de nada. Assim, achei que a parte mais interessante terá sido a final, em que as peças eram transparentes. Tornou tudo um pouco mais fácil. Também foi esta a parte que tinha o antagonista mais louco e isso torna tudo um pouco mais quente.

A arte é típica do autor. Sendo que já tinha visto Kaiji, o outro anime sobre jogos de azar, não me surpreendeu muito ver estes personagens feios e estilizados, muito característicos. Na animação, existe tanto utilização horrenda de CG como uso de perspectivas interessantes sobre os jogos.

O que apreciei mais, no fundo, foi a música. No parênquima, tornava os jogos mais interessantes e aquecia o sistema, enervava e - sabendo necessariamente que o personagem principal se ia safar - quase pensávamos que ia acontecer uma desgraça. A OP é muito agradável e situa bem o anime na sua época e as EDs são bastante apropriadas, sobretudo a primeira. Mas talvez eu esteja comprada, porque eu adoro Maximum the Hormone (diverte-me!) e aquela música é das que gosto mais.

Enfim, um anime para esquecer rapidamente. Creio que, dentro do género, Kaiji é bastante superior.
Ranked #377
Touhai Densetsu Akagi: Yami ni Maiorita Tensai
Read more at http://myanimelist.net/anime/658/Touhai_Densetsu_Akagi:_Yami_ni_Maiorita_Tensai/#aTKUSQM7pHsJDQVE.99

Sem comentários:

Enviar um comentário