Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

9.9.13

Convenção do BookCrossing 2013

Convenção do BookCrossing 2013

Como sabem, pertenço ao BookCrossing e farto-me de receber livros. Quando colocaram o desafio de fazer uma convenção para este ano (creio que é a quinta ou a quarta) e vendo que ninguém se oferecia... Coloquei a cabeça a prémio, desde que tivesse ajuda. Juntaram-se a mim a Vanessa (vcrazygirl) e a Lia (LiaCorreia) e juntas organizámos isto... Bem, que caos! Aproximava-se o dia e os autores que tínhamos iam desaparecendo, precisávamos de mais, depois os prémios, e a piscina, que é feito da piscina? Ohmeudeus será que não vai ninguém? E agora? Nem a Vanessa nem a Lia podem ir no único dia em que a biblioteca que nos acolheu tinha a sala disponível, e agora? Agora, agora... Correu tudo bem! Uma história com final feliz!

Cheguei ainda antes da biblioteca abrir, para montar tudo. Em vez de uma piscina, consegui um magnífico barco, o Explorer 200, que serviu como Cacilheiro de Livros. O que é isto? Bem, cada pessoa à entrada deixaria um livro, para depois tirar outro. Na verdade, cada pessoa deixou 800 livros e tirou três, pelo que me sobrou um saco do Pingo Doce a abarrotar de livraria (que ficou em casa do boy, vou trazendo aos poucos, leio-os todos e vou libertando-os ao acaso :p) Vejam só o meu portentoso cacilheiro!



Apesar de se ter atrasado tudo um bocadinho, começámos apenas com 40 minutos de atraso, com um autor: Nuno Nepumoceno. Eu enganei-me a escrever o nome dele das primeiras vezes, por causa do livro do Senhor Napumoceno. :p Ele apresentou-nos o seu livro, O Espião Português, com uma apresentação de Power Point em que nos mostrou os vários locais onde a história é passada (por toda a Europa). Admitiu-se como um escritor comercial, o que não tem mal nenhum mas que eu não prefiro, vencedor de um prémio do grupo Sonae. Também tivémos uma longa conversa sobre o estado dos editores e editoras em Portugal, motivada pelo discurso de um dos nossos membros que tem o site Segredo dos Livros. Nunca consultei este site, mas se calhar devia juntar-me, haha. Enfim, foi uma conversa que se alongou até à hora de almoço e foi muito interessante, pois era um novo autor, jovem e muito acessível. Achei que por vezes o seu discurso poderia ser um pouco confiante demais, mas se calhar isso é que é preciso! Fiquei com bastante vontade de ler o seu livro, que Nuno teve a simpatia imensa de oferecer ao nosso Cacilheiro. Agora é esperar por um Ring ou por um Ray para ver se tenho oportunidade de o ler!


No horário tínhamos uma "Partilha de Experiências BookCrossianas", mas como já se aproximava a hora de almoço decidi que podíamos partilhar tudo isso a comer. Comemos no restaurante da mãe de um amigo meu, a Fonte da Pipa em Almada. Além da minha alheira vegetariana (que sabe mesmo bem, acreditem!) ainda me ofereceram uma salsicha de soja! Que simpáticos! Fiquei a conhecer melhor os outros membros, porque até éramos poucos e deu para falar com toda a gente. Tudo gente cheia de sentido de humor, todos muito diferentes uns dos outros mas muito divertidos!


Tinhamos saído dentro do horário, mas alheiras, grelhada mista, sobremesa e café tudo junto... Atrasou-nos 40 minutos. E à nossa espera estava a Milene Emídio, uma autora, também com apenas um livro publicado, que foi extremamente simpática na sua apresentação e ficou até ao fim do evento. Ainda tive a oportunidade de falar um pouco com ela e descobrir que conhecemos o mesmo crítico de livros pretensioso =D Enfim, voltando ao assunto, o livro da Milene chama-se "O Vestido" e é uma fantasia medieval que tem fantasmas. É apenas um conto bem grande, umas sessenta ou setenta páginas, que também fiquei com bastante vontade de ler, sobretudo depois de ela ter contado que a ideia veio de um sonho (muitas das minhas histórias também são sonhos, por isso identifico-me com elas). Além de falar do seu livrinho, que também teve a simpatia de oferecer para o BookCrossing, com autógrafo e tudo!, leu para nós o conto vencedor do nosso concurso de contos. Os classificados são conforme consta:

1º Lugar - ichigochi com "Excertos de Uma História sem Princípio nem Fim"
2º Lugar - fungaga com "Ricardo e Malaquias"
3º Lugar - kizmiaz com "Marselha"

Os prémios eram um livrinho destes, uma fita, que foi a Lia que fez, e um livro. A ichigochi, como foi a grande vencedora também recebeu uma caixa feita pela nossa membra Meg72, cheia de coisas boas para escritores!


O conto que eu tinha enviado, muito atrasada, pareceu ser vagamente apreciado pelo júri, que ficou de me enviar uma boa de uma crítica construtiva para eu saber onde devo melhorar. De qualquer forma, se o quiserem ler, está no meu deviantArt e chama-se História da Praia. ;)

Depois de um longo intervalo, chegou o nosso último autor, Miguel Miranda. Apresento mais uma vez as minhas desculpas por não o ter ido buscar, mas estava convencida que ele ia subir para a sala por isso em vez de esperar em baixo esperei em cima e ficou tudo fora de horas. Desculpe Miguel, foi sem querer! ;___; Este autor, que senhor autor!, fez o favor de vir do Porto falar da sua obra e foi uma conversa muito interessante, apesar de interrompida por uma música misteriosa que vinha do nada. Fiquei muito interessada em ler todos os livros de que falou, porque me pareceram extremamente originais nos seus conceitos e as suas origens também me pareceram muito bonitas. Tivemos uma conversa muito esclarecedora, em que ele falou sobre como conjuga a sua vida de médico com a de escritor (uma coisa que me fascina) e depois falámos da situação do mundo em geral. Acabei por ter de o interromper, porque tínhamos de sair mesmo às seis, mas a nossa vontade era ter continuado...

Para finalizar, entreguei um Ballycomber daqueles mais um livrinho aos vencedores dos prémios do fórum, que foram como se segue:

Bookcrosser Energético: SironaCollin
Bookcrosser 3ª Idade: Conto
Bookcrosser Imaginação: Meg72
BookCrosser Palhacito: ivosousa
Bookcrosser Novato: LiaCorreia

Depois fomos para o café do Fórum Romeu Correia, onde toda esta aventura se passou, onde ainda estivemos à conversa ao sabor de coca-cola e imperiais. O meu ajudante veio ajudar-me a carregar todos os livros que sobraram do Cacilheiro (que graças a nosso senhor me ajudaram a esvaziar, foi mais difícil esvaziá-lo do que enchê-lo!). Como dizia antes, vou lê-los todos aos poucos e libertando-os aos poucos, estão em boas mãos por agora. ;)

Gostei muito desta convenção. Fui eu a organizá-la com a Vanessa e a Lia, mas também foi a minha primeira. Mas também foi uma carga de nervos durante algumas partes (não durante o evento propriamente dito, mas antes...) por isso acho que me vou desmarcar de me envolver numa próxima, lol Ainda assim, adorei conhecer todas estas pessoas maravilhosas e fiquei com 35234123 livros de oferta! E um barco!

Agora vou navegar e encontrar mais fotos para ilustrar este post: fiz um erro fatal e não levei a máquina... MAs muita gente levou, por isso estou à espera! Lá vou eeeeuuuuu!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário