Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

5.8.13

World Cosplay Summit (2013)

World Cosplay Summit
Comentários (às performances)
Ora bem, o que é o WCS? World Cosplay Summit é um concurso de cosplay a nível internacional, com países do mundo inteiro a competir. Cada país tem as suas preliminares e a final é no Japão. Existem alguns países que vão na qualidade de "observadores", isto é, participam em tudo mas não estão habilitados a prémios. Segundo consta, esses são os países que poderão ou não vir a participar no concurso no ano seguinte. 

E agora a parte que nos agrada e nos interessa: em princípio Portugal vai, pela primeira vez, participar! E as preliminares serão no Iberanime OPO deste ano. Eu lá estarei, se tudo correr bem. E, por isso, estive a investigar e a recolher informações que irei partilhar aqui. Recolhi-as de vários fóruns que frequento, sobretudo do brasileiro (onde as pessoas são as mais simpáticas e onde têm uma grande experiência de WCS). Fica então a lista das coisas que recolhi (que poderão ser apenas rumores, tenham isso em atenção):

  • Os juris têm uma "mania" anual. Pode ser efeitos com pó de talco (em Portugal não usamos, mas são muito populares no Brasil); podem ser vestidos enormes; podem ser asas. Como nós por cá nunca tivemos concurso, não sabemos quem vai ser o juri. Tendo em conta que toda a gente está a pensar participar (eu sei, eu conheço-vos!) duvido que tenhamos algum dos nossos cosplayers no juri, mas logo se verá. Enfim, isto para dizer que a "mania" poderá não existir cá.
  • O fato não conta muito, o que interessa é a performance
  • É melhor ter uma das pessoas num fato confortável para se poder mexer, para o skit ser mais activo
  • Em alguns países os cosplayers têm de levar um portfolio dos seus fatos todos, com explicações de como os fizeram e fotos
  • O skit da final tem de ser em Japonês
  • São precisos três fatos para o Japão, um para a performance, outro para aparições na tv e outro para o desfile
  • Só podem ir fatos de origem Japonesa e há alguns animes (de algumas editoras) que estão interditos, mas ainda não consegui perceber quais são, toda a gente me diz diferentes. Se calhar são todos.
  • Os fatos podem ser feitos na costureira (isto, de certeza, depende de país para país)
  • E é isto! Se eu descobrir mais coisas partilho, ou vão-me perguntando que eu vou sabendo!
E agora vamos ver os sukitos deste ano! Preparados?

Segundo Lugar
Brother Award (Melhor Fato)
O prop de palco é mesmo muito, muito giro e funciona muito bem como espectáculo. Mudança de roupa eficiente também. Prémio merecido!

Pouco expressivo. O Japonês é básico o suficiente para eu o perceber, mas havia ali algumas frases pouco naturais...

Terceiro Lugar
Luta muito interessante e expressiva, se bem que levemente longa. Final totalmente inesperado e ena, a trabalheira que tiveram! Prémio merecido!

Muita conversa mas acção um pouco mole. O final dá a parecer que vai continuar, mas acaba.

A primeira parte está um pouco sem razão, depois a dança está bastante boa. Quando abre as asas chega a parecer que estão a voar!


A luta está um pouco aborrecida, falta-lhe fibra. E aquele sotaque...

O discurso está chato (como quase todos nos skits de cosplay, porque está gravado e não dá para ter nuances nas inflexões) e a luta amolecida, mas adorei aquela cena do cenário que se mexia

Anistar Award (Melhor Sincronia)
Realmente, melhor sincronia. Teve alguns momentos parados, mas a sincronia, céus...

Team Japan
Cyperous Award (Melhor Peruca)
Luta aborrecida. Não é assim que se luta com floretes (e eu sei pouco de esgrima). Houve um momento bem expressivo, mas fora isso... Ah, e nota-se que são Japoneses, melhor audio até agora.

Team Italy
Primeiro Lugar
NicoNico Award (Prémio do Público)
Não percebo o prémio, tenho muita pena, mas o público parece ter gostado. Os fatos são muito giros, mas têm muito pouca mobilidade, então o skit está um pouco frouxo.

Team Indonesia
Muito giro, adorei que os efeitos do jogo fosse incluídos (apesar de eu só ter jogado um bocadinho de Kingdom Hearts). O cenário está bem usado.

Team France
Pobre de quem não viu a série... A conversa está fraca (e o sotaque...), porque o texto é muito rápido para as acções delas. O final é imperceptível e poderia ter sido mais evidente.

Team Finland
Não encontro imagem com fotos dos cosplays da final, sorry...
Vá, isto tem piada. Está um bocadinho mal feito, porque não está firme, mas no final é engraçadinho

Team Spain 
Awn, que bonitinho. Não percebo, mas é claramente a história do jogo, e é fofinho.

Team Denmark
Estou com cada vez mais dificuldades em encontrar os fatos da final
Luta animada, mas pouco eficiente

Team China
Joysound Award (Melhor Audio)
A dança está engraçada e bonita ao início, mas falta-lhe uma certa sincronização.

Team Brazil
Braziw! Braziw! Braziw! Weee!
A boca... Não está sincronizada... E montes de pó, não ia funcionar outra vez...

Team Australia
Bom cenário e bom audio, a mudança de fato ficou meio coisa que as asas não ficaram no sítio...

Team Germany
 
Vampire Knight, a sério? Julgava que já ninguém sabia disto, haha. Enfim, no texto o sotaque não ajuda e a luta está pouco vibrante.

Em Resumo...

O nível do WCS é muito mais à frente, yay! Parece que este ano a moda foram lutas (bem diziam que isto era por modas), veremos como será o próximo. Em que vamos todos participar. :) Os prémios pareceram-me bem justos e, no geral, isto é um espectáculo muito interessante. Se fossem todos assim, bem contente eu ficava... :p Vamos ver como corre a Portugal: quem quer que vá tem de manter o nível, por isso comecem já a treinar!

3 comentários:

  1. 2 meses para o concurso... ai chessuis! xD

    ResponderEliminar
  2. Oiiii, Ladyyyy!!

    Então, os mangás proibidos, pelo que me lembre e por enquanto, são todas as obras licenciadas pela Shueisha: ou seja, um monte de coisa :(

    Aqui no Brasil, são liberadas para as seletivas, mas proibidas nas finais. Talvez possa ser algo parecido aí em Portugal :)

    Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entretanto já saíram as nossas regras, com uma gramática estranhamente Brasileira, lol (o evento que organiza isto tem umas conexões estranhas com o Brasil, mas ninguém sabe bem quais são xD) Realmente a Shueisha está proibida, para todos os eventos relacionados... :< E eu que tinha planeado um cosplay de Dragon Ball para ser um dos "três"... :<

      Beijinhos!

      Eliminar