Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

5.8.13

Livro

Livro
José Luís Peixoto
2010
Romance

Pois é, um livro chamado Livro. Tinha uma certa curiosidade em ler este autor e o livro chama-se Livro, é um nome muito engraçado. Gostei e não gostei, tudo ao mesmo tempo.

A primeira parte fala da vida de Ilídio e Adelaide, numa aldeia Portuguesa, e da sua mudança para França, onde se tornam os típicos emigrantes lá sediados. Está muitíssimo bem escrito, cheio de detalhes que se interligam todos uns com os outros com grande mestria. Uma leitura fascinante que transmite imagens muito precisas e emocionais da vida na aldeia e da vida em França da perspectiva de Portugueses que nem sabem muito bem porque lá foram parar.

Agora, a segunda parte... Detestável. Ficamos a saber porque o livro se chama Livro e é desapontante, foleiro e triste. Eu pensava que era por causa do livro que está sempre presente na vida dos dois personagens e, de uma maneira um pouco rotunda, acaba por ser... Mas a verdade que está mais acima é de um grande mau-gosto. Esta parte está escrita numa primeira pessoa pretensiosa, que dá ares a grande erudito da literatura e no fundo é praticamente uma lista de "todos os livros que eu li, o que não li mas ouvi falar", isto é, "olhem para mim, sou tão culto"

Assim, não sei o que pensar deste livro. Não pode existir sem a segunda parte, mas gostaria muito mais se tivesse sido escrita de outra forma...

2 comentários:

  1. Engraçado, li o Livro há pouco tempo e a parte a que achei mais piada foi exactamente a segunda, dada a circularidade da história e o quebrar a barreira leitor-livro de certa forma.

    Ainda assim, concordo contigo que há ali uma certa "quebra" e ele chega a soar pretensioso. É muito fácil imaginar as coisas que o Livro diz como se quem estivesse a falar fosse uma versão de nariz empinado do José Luís Peixoto (que não sei se o tem ou não, foi o primeiro livro dele que li).

    Espero que não te incomode a invasão, estava de passagem. Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Invasão nenhuma, agradeço os comentários =D

      Eliminar