Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

14.6.13

Red Data Girl

Red Data Girl
Shinohara Toshiya - FUNimation Entertainment
Anime - 12 Episódios
2013
6 em 10

O primeiro anime desta season de Verão a terminar. Eu estava a acompanhar as releases (libertações?) na televisão, mas depois fartei-me de esperar e fui ver o último episódio na release do NicoNico (uma espécie de youtube Japonês). Aconselho que, se forem ver este anime fora da season, vejam a versão TV, pois a qualidade de imagem é muito superior e, nesta série, vale a pena.

Fala sobre a vida e aventuras de uma rapariga tímida, Izumiko, que tem dentro dela a encarnação de uma deusa (ou algo do género, como verão) extremamente poderosa. Vai para uma escola habitada por pessoas com poderes especiais e tem de se adaptar. Assim, o anime poderia ter sido uma análise sobre a inadaptação adolescente e sobre a luta da personagem por se integrar. Infelizmente, esse potencial não é revelado. Ao que parece, tentaram adaptar seis livros de uma Light Novel em apenas doze episódios. Não correu bem. Os vários episódios podem dividir-se em "arcos" que estão pouco relacionados uns com os outros, o que parte a cadência da série. Além disso, estamos sempre à espera de alguma explicação para o que está a acontecer, o que nunca nos é dado. Nenhum dos personagens sabe o que se está a passar e ninguém lhes explica, pelo que nós - público - também não sabemos (e também ninguém nos explica).

A personagem mais interessante é Izumiko, pelo potencial que referi. Acho que ela perde parte do seu charme a partir do momento em que tira os óculos, se bem que esse acto foi uma revolução pessoal importante (mas se ela tem astigmatismo, como vê sem óculos é um mistério). Os outros personagens são bastante vulgares, se bem que a interacção entre os gémeos tem algum interesse. O desenvolvimento é mínimo e linear. A Izumiko do primeiro episódio é diferente da do último episódio, mas não muito. Por um lado isto até é bom, porque significa que a sua personalidade não mudou.

Se em termos de história e personagens este anime fica um pouco aquém das expectativas, tal não se passa com a arte - de todo. As paisagens são lindíssimas e é extraordinário como, passando-se quase toda a acção durante a noite, tudo consegue ser tão brilhante. Estar sempre lua cheia ajuda... As cores são muito bonitas e é tudo extremamente detalhado, sendo que a luz dá uma constante aura de mistério e a expectativa de uma explicação, que nunca acontece.

Música é parca e vulgar, OP e ED simpáticas mas facilmente esquecíveis.

Dos animes da season, por agora, este é o que eu coloco em quarto lugar da minha preferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário