Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

14.11.12

AmadoraBD 2012

AmadoraBD 2012

Mais um ano mais uma Amadora! (seus amadores!) Sem dúvida um dos melhores eventos neste país. Mas também, é uma coisa profissional, com recursos e boa publicidade. Fui só este fim de semana (o do cosupure) mas diverti-me muito, revi pessoas que não via há algum tempo, conheci pessoas novas (uma bijoca para a moça que vê este blog e cuja conversa interrompi de maneira pavorosa porque a minha mãe apareceu na esquina) e essencialmente convivi com pessoas de que gosto. Mas comentar comento sempre e assim... Vamos começar!

A Exposição
Extremamente completa. Nesta celebração dos 50 anos do Homem Aranha havia uma secção só para ele e seus amigos, com vídeos e outro material interessante. Espaço muito bem estruturado, é como andar à descoberta por um labirinto, exposição muito agradável à vista e, o mais importante, muito interessante. Não assisti a competições, prémios, autógrafos ou outras actividades, com alguma pena. Lojas bem colocadas e com muita coisa (mas não comprei nada)

Desfile de Cosplay
Organizado pela Associação Portuguesa de Cosplay (APC. Não Automóvel Clube de Portugal, ACP). Pareceu-me que correu bastante bem, tinha muitos participantes. Eu estava muito atrás por isso só podia ver as cabecinhas, mas vi fora do palco alguns dos fatos e havia coisas que bem mereciam ter ido a concurso. Tive pena a seguir de não me ter inscrito para o desfile, porque assim teria mais fotofotos, lol. A única coisa que me faz uma certa comichão é não haver competição no desfile. Isto por uma razão lógica: há pessoas que fazem fatos geniais mas que não querem/podem/conseguem/sabem/lhes apetece fazer skits. Assim aquilo que eu acho mais razoável é fazer duas competições. No entanto o carácter não competitivo do desfile trouxe ao palco muita gente que nunca lá teria ido se não fosse assim. Por isso é uma espada de dois gumes. Fica a ideia, de qualquer forma. Agora, meus fotos favoritas:

Pessoa azul e cenas

Concurso de Cosplay
E agora é o momento de dar os parabéns à APC! Eu acho que correu tudo na perfeição! O backstage era estranho, mas divertimo-nos muito lá atrás, estavam duas pessoas a postos para colocar as coisas no palco (e insistiram bastante que as coisas ficassem mesmo bem postas), o palco era jeitoso (podia ser um bocadinho mais alto, mas assim estava mais bonito), projecção do vídeo bem localizada, até dava para interagir com ele e um sistema de luzes muito completo. Pena que não se usou, porque aquelas luzes eram mesmo bacanudas. E agora, durundurundurundurunDURUN... COMENTOS AOS SKITOS!

Semos nós. Falta Merida, desaparecida, mas já ponho uma foto dela em separé.

(Alguns dos vossos fatos eram mesmo lindos, acho que nesse campo fizeram todos muito bom trabalho. Desculpem estragar as fotos de grupo com o meu kimono mal-enjorcado... :< :< Não vi os soquetes ao vivo, por isso vou só comentar os vossos vídeos. Buga lá!)

Merida - Brave

Ensina-me os teus segredos para o cabelo Pantene! Que lindo! E dos fatos todos este era o meu preferido, acho que é o exemplo perfeito para boa escolha de tecido. Este foi o 2ºLugar do concurso!


Audio imperceptível, mas por causa da gravação. Movimentos claros, mas pouca utilização do espaço. 

Kuzco - Pacha e o Imperador

Urrr, este cosplay tem sempre tanta piada, adoro vê-lo!

  Expressivo, pena que a coroa está sempre a escorregar porque isso tira um bocado do efeito convencido do personagem. Bom jogo com o vídeo.

 Pyramid Head - Silent Hill

 
Basicamente reproduzir o vídeo. No me gusta lá muito.

Suika Ibuki - Touhou Project

 Fato cheio de poliedrozinhos e cenas e chifreees! 3º Lugar do concurso!

Audio muito engraçado, mas parte final pouco... Digamos... Realista. O QUE POR SINAL FAZ TODO O SENTIDO, porque esta moçinha é muito novinha (anda lá na casa dos teens) e  - espero eu e GRAÇADEUS e espero eu - não deve ter grande experiência a apanhar pielas e consequentemente não as pode reproduzir na perfeição. De resto, mui fixe.

Homura - Meduca Meguca


Mais uma vez, problema com fitinhas. Fitinhas serem malignas. Fitinhas a evitar no futuro. Não se percebeu muito bem o objectivo, mesmo com auxílio do vídeo, eu conhecendo a série apanhei assim-assim o que se passava (parte final, lo creo, também foi o tipo de série à qual nunca tomei muita atenção) mas quem não viu provavelmente ficou à nora.

Botan (Eu) - Yu Yu Hakusho

Ai ca linda que eu fiquei, até pareço uma pessoa! Gosto desta foto porque se vê bem as lentes, que mal se vêm normalmente. São todas rosadinhas!

Ora então não há evento sem problema e calhou aqui à je. Mas a culpa também foi minha. Vejamos, eu fui gravar este audio a casa de um amigo meu que tem alto pseudo-estúdio amador cheio de instrumentos e microfones e cabos. Para ficar BEM, para variar. Chego a casa, oiço e noto... "Mmmm, isto tá baixo". Pus mais alto no Audacity mas continuou baixo. E tão baixo ficou que lá chegando mesmo com o volume no máximo NÃ SE OUVIA! Boohoo. Então deram-me o microfone e eu fiz a safadeza de fazer ao microfone. Não deu para mexer tanto o remo como era suposto (era mesmo para acertar na moleirinha do Passos) mas gostei de fazer à mesma. Achei que era um skit necessário, um sentimento partilhado pela maioria de nós. Como é árduo perceber o áudio neste vídeo, está aqui a versão original: aqui (ponham /alto/). De uma forma ou de outra a recepção foi excelente, toda a gente se fartou de rir e de aplaudir (eu sabia que toda a gente ia concordar, de qualquer forma) e quem ouviu o audio diz que ainda ficou melhor no microfone. Kudos para a APC (não ACP) que me veio pedir milhões de zilhões de desculpas no fim, mas é na boa, eu por mim fazia tudo sem audio que dá para "mexer mais". :3

Asuka - Neon Genesis Evangelion

Sapatos PO-DE-RO-SOS. 1º Lugar do concurso! :)

Conceito muito bonito, achei que ficou um bocado inseguro por causa de péspéspés, mas ainda assim bem conseguido! Parabéns!

Borboleta

Quando eu perguntei ela disse que era uma borboleta, por isso assim é. Não encontro vídeo e só vi de costas. Gostei do audio, pareceu-me bem aproveitado o espaço, se calhar aborreceu um bocado o público porque muito tempo atrás de um pano branco. Não sei, não vi como deve ser. 

Em resumo: Competição agreste em termos de skits desta vez, nenhum assim do UAU mas fixes no geral. Correndo tudo às mil maravilhas, toda a gente super disponível, back-stage divertido, tudo na boa. Realmente quando um concurso é organizado por pessoas que participam em concursos é mais fácil de detectar os erros e corrigi-los. Conguraturacions! Quanto à crise sonora, detectei ontem o problema: a culpa foi toda de um plug-in que se desautodefiniu sozinho! A única cena que não curti foi dizerem a idade dos concorrentes. É que eu já estou naquela idade em que prefiro não dizer. É importante para o juri mas será assim tão importante para o público?
Intervalo
Depois estava meio deprê, mas fui sair à mesma para o Magusto em Cacilhas. Meus cavelos impróprios para consumo por isso peruca, já tinha tirado as lentes por isso óculos, mochila com muda de roupa, o que significa que eu estava a encarnar a minha persona nerd. Acabei por ficar em casa de um amigo por isso fui directa de Almada para a Amadora no dia seguinte. De uma forma ou de outra vimos uma tuna e ouvimos guitarra portuguesa. Novo fascínio por tunas, a sério. Tanto que vos vou obrigar a ouvir! TOMEM:


Workshops de Cosplay

Bem, eu tinha posto o despertador para as 10:15. Levantei-me da cama eram 12:45. Depois tive uma quebra de tensão e fiquei deitada mais um bocado. Só depois fui. Sorte que encontrei moças à saída do metro que me guiaram até ao local, ou então nunca o teria encontrado. Obrigada! Bem, isto para dizer que perdi os dois primeiros workshops, maquilhagem e perucas. Pelo que também perdi o Cuca a ser maquilhado e penteado (espero que tenha ficado lindinho! *__*)  Assisti ao de armaduras e skits.

No de armaduras aprendi sobre um novo material do qual nunca tinha ouvido falar, que me parece bastante interessante. Foi feita uma demonstração do uso do material que deu para perceber bastante bem como é a coisa. Só houve uma coisa que eu não percebi, que é como desenhar a própria estrutura do prop, dado que se vai "pegar" ao corpo  (e tem de servir, né?) Mas também não tenho nenhuma armadura planeada (para breve), quando chegar a altura logo descubro! =D

No de skits, básicamente não disseram nada que eu não tivesse dito. Acho que podiam ter dado um bocadinho mais de detalhe à parte da contracena (que é uma técnica diferente do monólogo) mas fora isso muito bem. Os vídeos de exemplo, conhecia-os todos, fiquei surpreendida com a escolha para o "artístico",  mas são todos excelentes skits! Aliás, gostei desta categorização dos skits. Eu acho que tenho feito "cómico", mas vou começar a alimentar-vos com umas cenas conceptuais que se enquadrarão no "artístico".

A APC disponibilizou as apresentações de power point dos workshops, que passarei a disponibilizar aqui também:

Workshops Cosplay APC - Maquilhagem, perucas, armaduras e Play

Em Resumo!

Gostei muito das iniciativas no cosplay e do evento em si, se houve problemas foram bem resolvidos que eu não dei por nada (excepto sound crisis lol). Foi super-divertido usar a Botan outra vez. Uma moça reconheceu-me e ofereceu-se para fazer de Yukina! Já semos três no grupo de Yu Yu Hakusho! Depois tive uns convívios um bocado surreais com os velhos dos restaurantes ali ao pé ("Foi ele! Dê-lhe com a pá!" e "OLHÁPADEIRADALJUBARROTA!" foram os mais populares) e com os escuteiros que andavam a pulular por ali ("Disseram-nos que eras a morte, mas tu não podes ser a morte, porque a morte é um homem com um capuz preto e tu estás vestida de cor de rosa" ou ainda "Os teus cabelos não podem ser azuis de verdade!") A Shing tirou uma foto genial com os escuteiros também!


A minha melhor foto! GOTINHAS! A sério, de repente eu olhei e vinham estas gotinhas de mãos dadas a andar pelo corredor, eu ia tendo um ataque. Porque são GOTINHAS meu deus!

     

1 comentário:

  1. A menina que lê o teu blog perdoa a interrupção XD

    Vê-mo-nos num próximo evento e falamos mais aí

    ResponderEliminar