Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

13.9.12

Revista Neo Tokyo

Ora, estava eu na Quinta Dimensão à espera de comer um churro quando entro numa papelaria e vejo ISTO! Uma revista de anime! Comprei logo! E, como variações são sempre giras, decidi enviar um e-mail para o Editorial com uma crítica construtiva a cada secção da revista (que só acabei de ler agora) Amigos brasileiros poderão achar isto útil, amigos portugueses poderão ter curiosidade e amigos de outras nações recebem um abraço para não ficarem tristes. Assim, fica aqui cópia do mail que mandei!

Boa tarde.

O meu nome é (Lady), sou Portuguesa e estive recentemente no Brasil, onde tive a oportunidade de comprar a vossa revista. Dado que uma publicação deste género não existe em Portugal fiquei extremamente curiosa em relação à vossa edição. Além de viajante entre os dois países, por razões familiares, também tenho um pequeno blog onde faço críticas e comentários a vários tipos de media, nomeadamente anime, manga e literatura. Por isso achei que seria interessante expor os pontos de crítica aos vossos artigos e enviar-vos. Caso não seja útil, poderá apenas servir como curiosidade ("como os olhos de um Europeu vêm a revista!", ou algo do género) Evidentemente que isto é uma crítica absolutamente informal e sem intenção de ferir qualquer susceptibilidade.

O fascículo que comprei é o Número 78. Seguem críticas individuais para cada um dos artigos:

Black Lagoon

Anime que eu não achei nada de extraordinário. Consequentemente a excelente crítica não abona nada em favor. Eu não confio na objectividade de pessoas que têm animes como Black Lagoon na lista dos favoritos. Mas isso é coisa minha. Neste artigo falta a objectividade necessária a uma crítica, se bem que foi de muito bom tom assumir que este é um dos "favoritos". Discordo em essencialmente tudo o que foi dito na review, como poderão confirmar pela crítica à segunda season neste mesmo blog. De resto, está muito mal escrito. Tem erros de tipografia, erros de ortografia, erros de gramática, tudo polvilhado com uma linguagem que, tentando ser informal, acaba por passar por arrogante.

Entrevista

Muito interessante e esclarecedora. Alguns erros de gramática, sobretudo vírgulas, e de tipografia

Sudden Death

EPA, SESTA ESCREVE-SE COM ESSE E NÃO COM CÊ! Fora isto, secção muito interessante. Escrita com bom humor faz um bom resumo da história, mas acaba por não referir o porquê da sua sudden death, nem mesmo uma opinião pessoal

Sailor Moon

Interessante, nada a apontar (engraçado ler os títulos dos episódios porque é quase como rever a série)

Gantz

Artigo muito completo e interessante, sobretudo porque foi um anime de que gostei. Fiquei com vontade de ver os live-actions. No entanto mantém-se o problema da gramática, sobretudo na utilização dos acentos na letra A e vírgulas. XD no fim também não fica nada bem para uma coisa profissional.

Ichigo Mashimaro

Em comparação com os outros artigos está muito bem escrito. Parabéns! :) Achei um artigo muito interessante, até porque detestei o anime. O manga parece ser bem melhor. Achei um pouco desnecessária a insistência na personagem de Ana Copolla, mas achei muito bem terem colocado as informações sobre adolescentes tabagistas.

Posters

Podiam ter posto uns mais bonitos...

Cosplay

Agora vou fazer uma crítica muito desagradável. Brace for the impact! Passa-se o seguinte: todas as revistas de cosplay que conheço (que não serão muitas) escolhem os cosplayers a ser apresentados (featured) por duas razões. São elas originalidade e qualidade do cosplay. E eu não vi disso nesta secção. Nem sequer qualidade da fotografia. A maioria das fotografias são tiradas em convenções e não em photoshoots, coisa que eu acho perfeitamente surreal dentro do contexto de "revista". As fotografias não são de muito boa qualidade e, por isso, não ficam muito bem impressas. Algumas estão pixeladas e tudo. No entanto agradou-me muito a secção dos sites recomendados, é uma grande ajuda.

The Green Hornet

Secção gigantesca sobre comics, que é assunto que me passa ao lado. Passei à frente. Talvez leia mais tarde. Que se lixe, li à mesma. Ora bem, achei interessantíssimo. Bastante bem escrito, fora algumas vírgulas, com uma opinião forte mas não forçada. Já estou a fazer o download da série original e de um filme do Bruce Lee!

Prancheta

Problemas com vírgulas. Recomendação bastante interessante e didáctica.

Vitrine

Pelo que eu percebi isto é uma sinopse para comprar um manga? Acho boa ideia, mas espero que variem nas lojas publicitadas, porque senão é um bocadinho injusto (e podiam ganhar mais dinheiro se fossem mais) Bem escrito e cativante.

Sete Samurais

Excelente artigo, bem escrito. Parabéns! :) Já tinha visto este anime há algum tempo e, portanto, não me lembro exactamente dos detalhes, mas confio no autor. De resto, fiquei com vontade de ver Os Sete Samurais de Kurosawa, que nunca vi. E o tal filme de faroeste.

InuYasha

Eu não vi este anime (muito menos li o manga), por isso li um bocado por cima. Mas está bem escrito e acho o tema da comparação interessante em certos aspectos

All Cheat

Heh... Bem, eu não jogo jogos. Por isso vou saltar. É que isto não tem mesmo interesse nenhum para mim.

Penguin Brothers

Bem escrito, achei o resumo interessante e fiquei com vontade de ler o manga (mas não o vou fazer, por razões minhas que toda a gente conhece). No entanto, há um erro, o artigo acaba solto em "força física para"

Fan Gallery

O mesmo que para a secção de cosplay

Letra Traduzida

Muito interessante a ideia, gostei!

EM RESUMO

Gostei muito desta revista e gostaria muito que existisse uma igual em Portugal. No entanto, recomendaria uma edição de textos mais cuidada, porque há erros de Português imperdoáveis. Gostei muito do grafismo da revista, tanto na capa como dentro dos artigos, mas poderiam usar imagens de melhor qualidade (em termos de imagem, não de conteúdo) pois algumas estão desfocadas. Entretanto fui ver as capas das outras edições na Internet e creio que são capazes de falar demasiado sobre Naruto. Naruto não é tudo na vida! Eu, por exemplo, nunca vi Naruto e só hei-de ver quando terminar... De resto, excelente trabalho! Keep it up! Da próxima vez que for ao Brasil com toda a certeza comprarei mais uma das vossas revistas!


Sem comentários:

Enviar um comentário