Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

26.9.12

Midori II

Isto é uma bebida chamada Midori, que é verde. Mas o post é sobre o evento que decorreu neste fim de semana (ou no outro).

Antes de começar vou fazer um esclarecimento sobre a minha pessoa: parecendo que não, eu pertenço à ciência. A ciência rege-se por hipóteses e por factos que sustentam ou detêm essas hipóteses. Os factos são obtidos através da revisão de bibliografia, da experiência própria e da experiência controlada, sendo que a experiência própria não tem muito crédito excepto na partilha anedótica. Eu costumo fazer as minhas avaliações aos eventos segundo a experiência própria. Desta vez vai ser diferente. Porque eu não estive no evento. Em vez disso estive num congresso profissional que me ensinou montes de coisas giras. Então porque escrevo um post sobre o Midori II? Essencialmente porque quero comentar os vídeos do cosplay. No entanto, eu sou uma pessoa de sorte. Alguns dos meus "espiões" estiveram presentes no evento e fizeram-me o favor de me manter actualizada sobre os acontecimentos a que assistiram. Muito obrigada, pois creio que será divertido. Através de mensagens e encontros nocturnos, tirei algumas notas (no bloco que me ofereceram no congresso). Por isso vamos começar por colocar a hipótese:

O Midori II foi um bom evento

E agora vou apresentar as minhas notas. Estou a escrevê-las exactamente como me disseram (talvez mais delicada). Lembremos que eu não estive lá. Os olhos que usei para a obtenção destes dados não foram os meus. Assim, por mais que me pareça que há situações no limite do surreal dentro desta lista, vou apenas assinalar os dados que me pareceram positivos, a verde. Estão pela ordem pela qual recebi as informações e não por ordem cronológica dos acontecimentos (que não posso estabelecer, por não ter visto o horário).

  • ECG ao sol
  • Obrigados a ficar de pé
  • Pelo menos duas pessoas sentiram-se mal, incluindo uma pessoa que desmaiou. Facto minimizado pela organização em anúncio público em que disseram, passo a citar, "só desmaiou"
  • Espaço velho, paredes a cair aos bocados
  • Poucas lojas sem nada de interesse
  • Exposição de modelos de Gundams e demonstração da montagem
  • ECG sem vídeo
  • Banda muito atrasada, foram vistos os membros à espera de Godot
  • Concurso de ramen com ramen picante, o que levou uma das concorrentes a um ataque de choro e desconforto
  • Crianças pequenas
  • Sessão de apalpamento de seios pela parte de grupo feminino (aparentemente jovem) não identificado
  • No caminho para o local foi ouvido, passo a citar, "Sinto-me o Seya a subir ao Monte Olimpo"
  • No final do ECG membro do júri abraçou-se aos beijos a um dos classificados
  • Domingo não foi colocada qualquer música ou entretenimento no palco durante tempos mortos
  • Vocalista da banda, convidada a subir ao palco, referiu que o concerto "estava às moscas". Quando se inquiriu o público sobre quem tinha ido ao concerto apenas uma pessoa levantou o braço
  • Concurso de cosplay só com três skits, que ganharam os três prémios. Tudo o resto terá sido um "desfile de modelos"
  • Concurso atrasou-se porque três concorrentes estavam ausentes
  • Em relação ao Quizz, as inscrições podiam ser feitas até à última da hora, sendo as equipas compostas de quatro elementos. Cada elemento teria de responder a uma pergunta sobre os seguintes temas: One Piece, Naruto, Bleach e Dragon Ball
  • Dois gajos à porrada por causa de uma figura. Não se sabe que tipo de figura é que era. 
  • Uma pessoa vomitou-se nas escadas para a casa de banho
Eu não vou comentar. Eu não vou rejeitar ou aprovar a hipótese. Vou deixar-vos que reflictam sobre estes dados e, juntamente com a vossa experiência pessoal, a rejeitem ou aprovem. Gostaria também de ter os vossos comentários, já que os fóruns e grupos que frequento ainda não teceram considerações (e se calhar não as vão fazer)

Assim passemos à parte essencial, que são os comentários dos concursos de cosplay!

 Um bocadinho de alegria para todos, weee

ECG (European Cosplay Gathering OU Electrocardiograma)
Ora bem, o melhor que se conseguiu foi tudo no mesmo vídeo. Por isso vamos lá por ordem!

1. Sakura - Ok, então estamos a andar à roda com umas fitinhas que - as estúpidas - se enrolam todas umas nas outras. Isto deve ter tudo que ver com a série, mas como eu não vi a série não faço ideia do que se está a passar aqui, não é visualmente agradável e não parece ter um objectivo definido. Desculpa.

2. Saya e Diva de Blood + - Serie que eu amo muito. Gostei bastante mas em minha opinião podia ter sido um pouco mais expressivo, sobretudo no audio e na segunda parte da luta. Also, um truque: quando estiverem paradas não mexam os pés, carreguem essa energia para a parte de cima. ;)

3. Não Sei - Gostei mesmo muito! Movimentos exactos, bem ensaiados, boa marcação e excelente intensidade. Se há alguma coisa a apontar não é culpa vossa mas sim das vossas roupas, que são muito grandes e não devem dar jeito nenhum para se mexerem. Parabéns!

4. Touhou (é assim que se escreve?) - Gostei da ideia e gostei do audio que, apesar de tudo, poderia ser um pouquinho mais assustador. A expressão facial não se coaduna muito bem com o que o audio exprime. Aplica-se o mesmo conselho do truquezinho dos pés. :)

5. Suzaku e Euphemia de Code Geass - Houve uma vez que a Catarina me disse "cosplay não é teatro". Ora bem, aquilo que eu acabei de ver aqui... Foi teatro! História do anime, mas com boa expressão e boa intensidade. Parte final quiçá um pouco confusa, mas eu também já não me lembro muito bem do que se passou. Uma dica para a Alice e todas as crossplayers: estudem o comportamento masculino, sobretudo a maneira de andar. Não só é divertido como dá um efeito muito mais sólido ao cosplay depois. :3

6. Sakura, também é a Sakura? Não sei - Muito, muito expressivo mas, confesso, não percebi NADA do que se estava a passar. Não entendi a mensagem, tá com medo, depois apanha uma rosa, depois tá com medo, depois põe uma máscara, se calhar tenho mesmo de ver este anime @.@

7. Não sei - Ok, a ideia é *gira*. A ideia é muito *gira*. Mas quando metade do tempo da ideia é a fazer poses, nã funciona, sorry.

8. Artemis (?) - No início do audio nota-se que se está a ler de um papel e isso é chato. Mas depois melhora. Parece-me uma boa introdução ao personagem, mas requeria desenvolvimento.

No Geral:
Fiquei bastante agradada com este concurso em termos de apresentações. O ECG valoriza bastante o skit e nota-se que na maioria houve um esforço para a preparação e concepção. Fossem todos os concursos assim e eu ficava mesmo feliz. Foram mais pessoas do que o habitual, apesar da variedade de personagens continuar na mesma (Sakuras hão-de ser sempre as predilectas) e essa aderência é muito bom sinal. Existem alguns detalhes que podem ser burilados em cada uma das apresentações, mas no geral não houve erros e pareceu-me tudo bem ensaiado. Parabéns a todos, fizeram um bom trabalho, foi divertido (para variar! Muito!) e pareceu que a maioria de vós também se estava a divertir. Faltou uma pitada de loucura, mas prometo que brevemente vos oferecerei razões para se rirem muito. :3 

Concurso de Cosplay
Nota: devido ao facto de apenas três apresentações serem, portantos, apresentações, vou apenas comentá-las a elas. Como vêm conhecendo, por mim as pessoas podem estar apenas com uma meia a tapar as partes baixas: eu só avalio a performance. Deixo a avaliação dos fatos para quem realmente o sabe. ;)



O audio percebe-se muito pouco. Boa coreografia, por vezes um pouco repetitiva. Bem ensaiada, eficiente. Foi a minha favorita.


O audio também se percebe muito mal, por isso talvez isto seja mesmo problema da gravação. Muito pouco expressivo, marcações difusas e sem objectivo. Cada vez que te mexes em cima de um palco tem de ser por uma razão.


Cirandar sem objectivo, pelo o olhar vê-se que estás muito insegura. A ideia parece-me fazer poses ao som da música, mas para isto funcionar elas têm de ter mais força e mais energia

Conclusão: Pois bem, este concurso não gostei assim muito. Primeiro porque só três pessoas se deram ao trabalho de fazer skits. Foram todas premiadas e ainda bem. Depois porque os skits, apesar de terem uma intenção clara têm no geral falta de intensidade do personagem. Mesmo assim fica o exemplo para todos, pode-se fazer skits de qualquer coisa, não é preciso ter medo do palco que o público não morde e fazer o que quer que seja é melhor do que não fazer nada.

E com isto me despeço. Por agora. Muahahahaha.

6 comentários:

  1. Vou-te ilucidar:
    3. Não Sei - Gate 7, o novo manga das Clamp :3
    6. Sakura, também é a Sakura - sim, eha sakura
    7. Não sei - LOL (League of Legends) sao as irmas casaca
    8. Artemis (?) - Artemis from Saint Seya!!

    Btw, in case u dont know, it's Hota :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias (mas os não seis têm piada, por isso assim ficarão 8D)

      Eliminar
  2. Na minha opiniao é mais dificil representar uma personagem que gostamos muito do que uma que gostamos mas nao temos aquela paixao que nos deixa por vezes envergonhados quando demonstramos ao publico.
    Na verdade comecei a fazer cosplay, ainda muito recente, nao só para me divertir mas também para demonstrar o meu amor a personagem. O meu problema sinto que nao consigo ser a personagem, nao sei se é porque estou com os meus amigos, não sei.
    Estes comentarios/criticas, whatever dera-me vontade para estudar ainda mais a personagem a qual amo fazer cosplay e pensar em algo que pudesse representar.
    Thanks lady como se custuma dizer acendeste a luz ao fundo do tunel.
    Ps: digo isso porque tenho demasiado tempo livre e tenho posto a parte teatro um pouco de lado apesar de ser uma das minhas paixoes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não é indiscrição, qual das encantadoras personas és tu? :3

      Essencialmente existem duas maneiras de fazer a personagem: ou te transformas nela (tipo Johnny Depp) ou ela se transforma em ti (tipo Robert de Niro). Tens de estudar e ensaiar para ver com qual das coisas te sentes mais confortável. Em cosplay é giro ver os maneirismos, a maneira de andar, a maneira de sentar, a maneira de escrever e colocar isso na interpretação. :3

      Obrigada por usares estes comentários, espero que tudo corra bem e espero voltar a ver mais apresentações! =D

      Eliminar
  3. So, nothing new then. ^^ Algo que já me habituei é que um concurso de cosplay, qualquer que ele seja, atrasa-se sempre pelas razões que não se deveria atrasar.

    Qual foi o elemento do Juri. Acredita eu estou perto da acção e nunca reparo em nada XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num sei, eu só contei o que me contaram. Acho que também num qué sabê xD

      Eliminar