Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

4.9.12

Hokuto no Ken: Raoh Gaiden Ten no Haoh

Hokuto no Ken: Raoh Gaiden Ten no Haoh
Buronson - Satelight
Anime - 13 Episódios
2008
5 em 10

Isto é um spin-off/prequela a Hokuto no Ken, também conhecido por Fist of the North Star ou, em PT-PT, O PUNHO DA ESTRELA NORTENHA. Hokuto no Ken, o original, distingue-se pela sua violência extrema. Num ambiente pós-apocalíptico, há um gajo que vai lutando contra gente má, usando de técnicas de artes marciais que fazem explodir as pessoas ao toque. O master dos masters bosses é um tal de Raoh. Este Gaiden (que vem na minha pasta sob o nome de "Legends of the Dark King") fala precisamente sobre como este Raoh chegou ao poder absoluto.

Assim sendo, o anime dá-nos um lamiré da história passada. Não é necessário ver o HnK original para ver isto, mas também não o vou recomendar. Porque enquanto o original faz um excelente trabalho de caracterização, com muito sangue (censurado) à mistura, este Gaiden tem falhas básicas.

A animação é boa, cores fortes e duras para gente forte e dura. Comparativamente com o original, é bem melhor. Mas estamos a falar de 20 anos de diferença. Mas os designs não são exactamente o que uma pessoa estaria à espera, num mundo pós-apocalíptico. E aí está a primeira falha: cadê o mundo pós-apocalíptico? Esta gente tem armaduras. Esta gente tem cavalos. Esta gente tem castelos. Esta gente tem espadas! Isto parece mais Alexandre o Grande a conquistar o mundo do que pessoal no ano 20XX a conquistar o mundo.

E depois vêm as personagens. Não há nada nelas que me faça dizer "epah, que coisa fixe". Tal como aparecem no primeiro episódio assim se mantêm até ao fim. Isto não seria tão mau se fosse coerente. Por exemplo, Raoh é um tirano malévolo, um conquistador obcecado pelo seu ideal. No entanto quando a gaja falha, ele vai salvá-la e em vez de a matar a seguir, como seria o esperado, dá-lhe uma chapadinha na cara que nem deve ter doído. Então afinal o gajo tem coração? Não tem sentido.

Gostei tanto da OP como da ED, mas a música do parênquima (adoro esta palavra) apenas piora a ilustração do mundo.

Anime bom para quem gosta de Baras a matar-se, mas ainda assim o Hnk dos 80s é superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário