Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

6.5.12

Romeo x Juliet

Romeo x Juliet
Oizaki Fumitoshi - Gonzo
Anime - 24 Episódios
2007
6 em 10

Para variar, um anime de que eu realmente gostei. A ponto de o ver com atenção de início ao fim! Isto é quase revolucionário! Mas, como não podia deixar de ser, é apenas mais uma prova de que nem todas as coisas de que gostamos precisam de ser de elevada qualidade.

Este anime é uma adaptação muito livre do Romeu e Julieta Shakesperiano. Quando eu digo muito livre é porque Shakespeare provavelmente ficaria aterrorizado se lhe dissessem que a história dele passou a envolver assassinatos em massa e cavalos voadores. Vamos ver as diferenças? Vamos. Ora, neste anime os Capuletos e os Montéquios não são propriamente famílias rivais. O que se passou foi que o Montéquio pai, uma criatura maligna apoiada por uma história pregressa cliché, matou os Capuletos todos. E os Capuletos, por sinal, eram os reis da terra. Sobrou a Julieta. Que se disfarça de homem e de guerreiro pela sociedade. Que conhece o Romeu. E que se apaixonam à primeira vista, isso é igual ao original. A partir daqui a história desenvolve não para uma tragédia de amor mas para uma coisa entre Joana d'Arc e Revolução Francesa. E teria ficado bastante bem se fosse só assim, mas depois houve o envolvimento com umas árvores psicopatas e a história ficou (ligeiramente, só ligeiramente) sem sentido. Ao menos o elemento trágico da morte do casal manteve-se (e isto não é spoiler, toda a gente sabe que ambos se matam no fim da história), sem suicídio mas ainda assim aceitável. Isto tudo para dizer que a história é, bem, quase uma ofensa ao desgraçado do dramaturgo que está lá enterradito, mas que ainda assim - de uma maneira muito estranha - funciona bastante bem.

A história também trás uma coisa que toda a gente adora, que é acção. Romeu e Julieta não é uma peça de teatro carregada de espadeiradas, mas com estas pequenas alterações temos a oportunidade de ver perseguições em cavalos voadores, machados gigantes em acção e muitas outras coisas divertidas que dão azo ao uso de uma boa animação, baseada em mudança de imagens. Eu não costumo gostar muito de cenas de acção, mas neste caso foram bastante refrescantes. A Julieta é uma máquina! Os designs também estão interessantes, apesar do truque do menino ser azul e da menina ser vermelha ser mais velho que Santa Ingrácia.

Gostei da música, sobretudo da primeira ED, mas ela em nada adiciona à história. Também não tira, mas não é compensatória.

Quanto aos personagens, tal como eram assim ficaram desde o início ao fim da história. Romeu e Julieta muito apaixonados, muito seguros das suas decisões, muito bons para o povo, muito amigos do seu amigo. Todos os outros poderiam ter beneficiado de um passado, já que o seu futuro não se revelou muito brilhante. Gajos giros, muitos, ainda bem. Adorei que tivessem adicionado um Shakyspear boiola, até porque serviu bastante bem como moderador e até como narrador. Uma boa homenagem.

Gostei muito, mas este anime é merecidamente um 6. Não impressiona, não é nada de especial, mas que me diverti a vê-lo é verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário